sexta-feira, 16 de maio de 2014

A POLÍTICA É SE SUMA IMPORTÂNCIA

Para alguns, política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado. Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), dizia que, política, "trata-se da convivência entre diferentes". Percebemos que Arendt estava certa ao observarmos o papel da política na sociedade. Nas mais diversas formas de exercer política, o objetivo é não haver conflitos de interesses, e sim conciliar as existências das diferenças. A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação.

Política Pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. A política pública é concebida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado - no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.


O poder político é uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade. O poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população.

Levando-se em consideração esses aspectos, portanto, percebe-se que a sociedade não teria ordem sem a política e suas variáveis. É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos saibam da importância da política nos diversos âmbitos da sociedade. Faz-se necessário participamos da política ativamente opinando, delegando e exercendo cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário